quarta-feira, abril 23, 2008

SanT JoRDi - BaRceLoNa... De Que côR é A TuA?

O dia de Sant Jordi, patrono da Catalunha, é um dia em que se celebra uma das tradições catalãs mais fortes e enraizadas. As pessoas que têm um laço de amor, amizade , ou simplesmente se querem, oferecem um livro e uma rosa como demonstração desse amor, amizade. Geralmente os homens oferecem a rosa e as mulheres oferecem o livro. Neste dia, a cidade enche-se de rosas e bancadas de livros, onde também se podem encontrar os famosos autores a darem autógrafos. A rosa mais vendida neste dia é a rosa vermelha.
Lenda: Há muitos anos, um terrível Dragão aterrorizava os habitantes de uma aldeia da Catalunha, chamado Montblanc. O dragão causava estragos entre a população e devorava os animais da aldeia, até que um dia comeu todos os animais. Então, para acalmar a ira do dragão, os habitantes decidiram que cada dia sacrifícariam uma pessoa, escolhida ao azar e a ofereciam ao dragão como prova de boa vontade. Então , um dia a pessoa que foi escolhida para ser sacrificada foi a filha do Rei. Quando estava quase a ser engolida pelo dragão, apareceu um valente cavaleiro que se enfrentou com a maldita besta. Era São Jorge. Cravou uma lança no dragão e o sangue derramado originou um rosal de rosas vermelhas. Desde então é costume na Catalunha oferecer uma rosa à pessoa que se ama. São Jorge – San Jordi, patrono da Catalunha,converteu –se no símbolo do território Catalão.
Rosa: Há rosas de todas as cores, que simbolizam os estados de ânimo e os sentimentos que nos evocam as pessoas queridas. A rosa vermelha é sinal de amor e carinho e é a rosa mais popular para oferecer neste dia.
Ultimamente também se popularizam as rosas de outras cores como são :
as amarelas que simbolizam a amizade
as brancas, a inocência
as laranjas, a paixão e o desejo
as de cor rosa, a felicidade
as rosas vermelhas juntamente com as brancas, simbolizam a união;
uma rosa só: simplicidade
as rosas vermelho forte simbolizam a beleza interior.
O Livro: O dia 23 de Abril também é dia do Livro, uma tradição que se celebra juntamente com o dia da Rosa, uma vez que se popularizou o facto de se oferecer à pessoa querida, uma rosa ou um livro.
Em 1986, a UNESCO propôs que o dia 23 de Abril fosse o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor.

sexta-feira, abril 11, 2008

E NãO é QuE é MeSmO EsTe?!


Your True Sign Is Scorpio



Fiery

Powerful

Ambitious

Mysterious

Easily Obsessed

Full of Charisma

Universally Attractive

Possesive and Passionate



Fiel a mim mesma e às minhas origens! :o) E vcs?

quarta-feira, abril 09, 2008

HojE...


...Estou sem eira nem beira... Como? Como quem quer e não pode, à espera que tudo aconteça mas sem nada fazer, por não conseguir, por não saber o quê, por não saber como, nem se é suposto ou se deva fazê-lo... O quê? Não sei!
...Estou perdida dentro de mim, qual elefante dentro de uma loja de cristais... Presa nos meus movimentos e com as emoções ao rubro, sendo o pódio pertencente ao medo... De quê? De mexer, de falhar, de tropeçar em mim própria ou em qualquer outra coisa... E ter que pagar caro por isso...
...Estou com saudades nossas... De quem? De mim, de ti, de uma vida a dois com partilha, de trocas e devoluções, de carinhos, de amor e tudo à mistura q.b.
Enfim... Hoje continúo... Hoje estou... ... Assim!...

domingo, abril 06, 2008

AnDo PoR Um FiO...

Cansada, desmotivada, farta de voltar constantemente às mesmas situações chatas, dolorosas e 'inconformáveis'... Ah, pois é!
Passam dias, semanas, meses, e nada se transforma... Pelo menos aquelas coisas mais básicas, confesso que tinha alguma esperança que voltassem ao normal, mas nem isso...
Sinto que cada dia é um dia perdido. Não tenho sido capaz de dar o salto, ou o passo em frente, só porque tenho medo de olhar para trás, de me arrepender e de ser tarde demais para voltar...
Em contrapartida todos os dias me arrependo de ter deixado mais um dia passar... Em branco, sem mudanças, sempre com as mesmas condicionantes estúpidas e desagradáveis, sempre com os mesmos medos, sempre com as mesmas desilusões, sempre com a esperança cada vez mais perdida de ter um dia-a-dia normal e feliz!
Não que seja infeliz, porque não sou, mas a 'Felicidade', conhecida como absoluta, como verdade omnipresente, é uma realidade para mim, no momento, fugidia. Parece areia que me escorre por entre os dedos e que quanto mais a quero apanhar, menos consigo!
Frustrante, no mínimo!
Mas de uma coisa tenho a certeza, assim não dá para continuar... Alguma coisa tenho que fazer; algumas coisas vão ter mesmo que mudar... Seja para a frente, para os lados ou até, caso seja necessário, para trás. Isto assim é que não é vida... É uma farsa... E como não sou atriz (nem tenho aspirações de ser), e muito menos gosto de enganar os outros ou a mim própria, recuso-me a continuar a compactuar com esta vivência!
O que ainda me prende é algo de que tenho cada vez mais incertezas, algo que sinto cada vez mais ténue, distante, fino e frágil, tal fio de seda pura!
Estou assim... Por um fio!... Até ver...