quarta-feira, abril 23, 2008

SanT JoRDi - BaRceLoNa... De Que côR é A TuA?

O dia de Sant Jordi, patrono da Catalunha, é um dia em que se celebra uma das tradições catalãs mais fortes e enraizadas. As pessoas que têm um laço de amor, amizade , ou simplesmente se querem, oferecem um livro e uma rosa como demonstração desse amor, amizade. Geralmente os homens oferecem a rosa e as mulheres oferecem o livro. Neste dia, a cidade enche-se de rosas e bancadas de livros, onde também se podem encontrar os famosos autores a darem autógrafos. A rosa mais vendida neste dia é a rosa vermelha.
Lenda: Há muitos anos, um terrível Dragão aterrorizava os habitantes de uma aldeia da Catalunha, chamado Montblanc. O dragão causava estragos entre a população e devorava os animais da aldeia, até que um dia comeu todos os animais. Então, para acalmar a ira do dragão, os habitantes decidiram que cada dia sacrifícariam uma pessoa, escolhida ao azar e a ofereciam ao dragão como prova de boa vontade. Então , um dia a pessoa que foi escolhida para ser sacrificada foi a filha do Rei. Quando estava quase a ser engolida pelo dragão, apareceu um valente cavaleiro que se enfrentou com a maldita besta. Era São Jorge. Cravou uma lança no dragão e o sangue derramado originou um rosal de rosas vermelhas. Desde então é costume na Catalunha oferecer uma rosa à pessoa que se ama. São Jorge – San Jordi, patrono da Catalunha,converteu –se no símbolo do território Catalão.
Rosa: Há rosas de todas as cores, que simbolizam os estados de ânimo e os sentimentos que nos evocam as pessoas queridas. A rosa vermelha é sinal de amor e carinho e é a rosa mais popular para oferecer neste dia.
Ultimamente também se popularizam as rosas de outras cores como são :
as amarelas que simbolizam a amizade
as brancas, a inocência
as laranjas, a paixão e o desejo
as de cor rosa, a felicidade
as rosas vermelhas juntamente com as brancas, simbolizam a união;
uma rosa só: simplicidade
as rosas vermelho forte simbolizam a beleza interior.
O Livro: O dia 23 de Abril também é dia do Livro, uma tradição que se celebra juntamente com o dia da Rosa, uma vez que se popularizou o facto de se oferecer à pessoa querida, uma rosa ou um livro.
Em 1986, a UNESCO propôs que o dia 23 de Abril fosse o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor.